Que ninguém se sinta só nesse momento – mesmo que não tenha pessoas ao redor –, pois onde há um coração apaixonado por Cristo, há o mais lindo e perfeito Natal!
Terminamos 2022 celebrando a retomada das nossas atividades e o retorno dos fiéis à missão de anunciar o Evangelho. Como foi abençoado ver nossas crianças e nossos adolescentes, jovens e adultos ocupando alegremente as casas de encontro de Londrina e região para reavivar a fé e se formarem na Palavra de Deus. A paróquia voltou a sorrir, ao receber as crianças da catequese, com toda alegria que elas trazem ao nosso cotidiano. Igual alegria sentimos de ver, novamente, o dinamismo dos paroquianos participando das reuniõese atividades das pastorais, dos movimentos e dos serviços.
Mais do que nunca, comprovamos que a Igreja não é a estrutura física, tampouco suas regras, normas ou orientações. Tudo isso são elementos que cooperam para que o povo de Deus, a verdadeira Igreja de Cristo, esteja presente no meio de nós.
Quando nossas igrejas esvaziaram, muitos disseram que o povo não retornaria às missas e às atividades como antes, pois cairiam na apatia espiritual e no desinteresse. Apesar de alguns terem se distanciado, a maioria permaneceu ansiosa aguardando o retorno. A distância só aumentou a saudade e o desejo do encontro e da volta à vida comunitária e ao engajamento que dá sentido à existência. O ser humano se realiza a partir do compromisso de servir e ajudar ao próximo: “Porque há maior alegria em dar do que em receber” (At 20, 35).
Assim, chegamos ao Natal entregando ao Menino Jesus o melhor de todos os presentes: uma Igreja aquecida em participação, transformada pelos dons, revigorada pelo Espírito Santo e confirmada pela participação fiel de seu povo. “Pedro, tu me amas? Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21, 15-19).
Desejamos a todos os paroquianos e familiares, um caloroso e reconfortador Natal, na presença do Menino Jesus. Que ninguém se sinta só nesse momento – mesmo que não tenha pessoas ao redor –, pois onde há um coração apaixonado por Cristo, há o mais lindo e perfeito Natal!
Pe. Ailton Brito Alves e Pe. Vandemir Araujo