Ação Social

A ação social e missionária, junto a comunidades mais pobres localizadas na periferia de Londrina, tem sido uma forte marca dos últimos anos na ação pastoral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Conheça um pouco desta bela história de fé, amor e solidariedade.

No fim da década de 90, a Arquidiocese de Londrina articulou um projeto missionário interno, no qual as Paróquias em melhores condições financeiras e pastorais apadrinhavam outras menos favorecidas.

Naquela ocasião, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora assumiu a comunidade do Bairro João Turquino, na periferia da cidade. Era um local ocupado por famílias sem casas e bastante marcado pela violência. A Paróquia se envolveu de forma efetiva no trabalho missionário, com boa participação de líderes que desenvolviam ações evangelizadoras e sociais.

Se por um lado os desafios eram grandes, por outro foi gratificante ver a comunidade progressivamente ser resgatada em sua dignidade. A ação pastoral da Igreja foi fundamental para que a paz, aos poucos, fosse reinando na região. Além do trabalho de campo junto ao povo, a Paróquia:

  • construiu casas para algumas famílias que residiam em precários barracos.
  • construiu o templo e salas de catequese da Capela Santa Helena.
  • de 2001 a 29/10/2012 manteve na região o diácono permanente José Adolfo Pierolli, que lá exerceu seu ministério e assistiu pastoral e espiritualmente a comunidade. Período no qual as principais pastorais da comunidade foram devidamente criadas e estruturadas.
  • mantém parcialmente uma comunidade de irmãs missionárias claretianas que lá residem e auxiliam em projetos evangelizadores e sociais.

Em 2012 a Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes, da cidade de Cambé PR, à qual pertence o Bairro João Turquino, designou o seu vigário paroquial, Pe Dirceu Fumagali, para atender àquela região pastoral. Com isso, foi encerrado o acordo missionário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora com aquela comunidade. Por hora, permanece a colaboração mensal da Paróquia para a manutenção das irmãs claretianas. Foi uma parceria frutuosa para ambas as comunidades, que saíram muito fortalecidas.

Conheça um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos no Bairro João Turquino assistindo ao vídeo.

Um vilarejo que precariamente foi surgindo ao lado do Bairro João Turquino. O poder público municipal de Londrina despejava num amplo terreno da Cohab, localizado no município de Cambé (divisa com Londrina), as famílias sem casa que chegavam à cidade.


O trabalho missionário e social da Paróquia foi aos poucos migrando para este local e se intensificou a partir de 2007, sempre com o apoio e a ampla adesão dos fiéis paroquianos, que não se limitam a colaborar financeiramente, mas se envolvem efetiva e pessoalmente na realidade, na vida e nos barracos dos irmãos mais pobres.


As ações sociais da Paróquia junto ao “Campos Verdes” são gerenciadas pela Pastoral da Partilha e sustentadas pela Pastoral do Dízimo e por campanhas excepcionais. Confira as principais ações e conquistas que se tornaram realidade desde o ano 2007:

  • visitas periódicas de duplas missionárias da Pastoral da Partilha às famílias cadastradas;
  • entrega de cestas básicas e de outros suprimentos de necessidade urgente;
  • construção de casas às famílias que residiam em frágeis barracos. No total, do ano 2000 a 2012, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com o dízimo arrecadado, construiu 48 casas às famílias carentes. Destas, metade estão localizadas no “Campos Verdes”;
  • campanhas e mutirões especiais de visita e assistência ao povo por ocasião da Páscoa e do Natal;
  • construção de uma ampla residência para morada de uma comunidade religiosa, iniciada em novembro de 2011 e concluída em abril de 2012;
  • manutenção das irmãs salesianas de São Francisco de Sales que, desde abril de 2012, lá constituíram uma comunidade religiosa para ajudar na organização pastoral e dar suporte espiritual ao povo, bem como assessorar as ações da Pastoral da Partilha;
  • construção do Centro Social Dom Bosco, num terreno cedido em comodato pela Prefeitura de Cambé, para desenvolvimento de atividades formativas, educacionais e religiosas à população local. O Centro Social foi inaugurado no dia 20 de outubro de 2012 e as atividades no local entraram em pleno funcionamento no ano de 2013.


Em meados de 2012, o “Campos Verdes” foi, felizmente, contemplado com o Projeto “Minha Casa Minha Vida”, através do qual todas as famílias que residem em barracos passaram a ter uma moradia digna. O bairro também recebeu galerias de esgoto fluvial, doméstico e asfaltamento. A ação social e missionária da Paróquia naquela região tem crescido e se fortalecido cada vez mais, a fim de resgatar a dignidade do povo e de fortalecê-lo na doutrina e na vivência da fé.

Atualmente o Centro Social Dom Bosco conta com atividades para crianças e adultos, são elas:
Para as crianças: Ballet/Judo/Reforço escolar/Coral/Informática;
E para os jovens e adultos: Curso de Manicure/ Costura Cooperativa/ Costura Patchwork/ Corte e costura/ Artesanato/ Pintura pano de prato, além de assistência psicológica para adultos e crianças.

Conheça um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos no no Bairro Campos Verdes assistindo ao vídeo.