Pastorais
Conheça os grupos pastorais que ajudam a realizar a missão da Igreja.
Ação da igreja com objetivo de introduzir crianças, adolescentes, jovens e adultos no Projeto de Iniciação a Vida Cristã, fazendo com que conheçam Cristo e sua Igreja, através do estudo da Palavra, motivando-os a viver em comunidade, recebendo, como consequência, os Sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia.
O processo desenvolve-se em quatro etapas: Catecumenato Crismal I, Catecumenato Crismal II, Catecumenato Eucarístico I e Catecumenato Eucarístico II, com duração total de quatro anos.
Reúne e organiza crianças e adolescentes para servir o altar durante as celebrações litúrgicas. Os participantes fazem reuniões semanais para estudo, oração e participam de atividades esportivas, de lazer e de acampamentos juntamente com a Infância e Adolescência Missionária. Objetiva também despertar na criança e no adolescente o gosto pela vida em comunidade, a amizade e a vida comprometida com Jesus. Além disso, participam de ações sociais paroquiais, tais como distribuição de ovos de Páscoa às crianças pobres, distribuição de alimentos e presentes de Natal às famílias carentes, entre outras.
As Escolas de Evangelização Santo André são um conjunto de Escolas em todo o mundo que partilham: Visão, Metodologia e Programa de Formação. Partimos da grande missão que o Senhor Jesus confiou aos seus discípulos: “Ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda criatura” Mc 16,15.
São pequenos grupos de estudo bíblico que se reúnem semanalmente em família. É a prioridade pastoral número um da Arquidiocese de Londrina. Objetiva evangelizar, aprofundar-se no conhecimento da Palavra de Deus e favorecer a inclusão e a participação de todas as famílias na comunidade de fé. Os grupos paroquiais estão organizados em 18 setores. Há formação mensal para os animadores.
Prepara as Missas dominicais e outras solenidades designando a escala de comentaristas, leitores e outros. Busca dinamizar as celebrações e tornar a Palavra proclamada mais acessível à compreensão e à prática dos fiéis. É também responsável pelo conteúdo e manuseio do datashow. Trabalha em sintonia e comunhão com a Pastoral da Ornamentação e com os Ministérios de Música. Organiza reuniões semanais às sextas-feiras e encontros de formação e treinamento para leitores e comentaristas.
Serve a comunidade na preparação do altar, na distribuição da Eucaristia e na visita aos fiéis enfermos levando-lhes Jesus Eucarístico.
É a presença simpática e acolhedora da Paróquia que recebe os que vêm à Igreja participar das celebrações litúrgicas e de outros eventos, fazendo jus ao que diz o apóstolo Paulo: “Acolhei-vos uns aos outros, como Cristo nos acolheu para a glória do Pai” (Rm 15,7). Está atenta ao bem estar dos fiéis indicando-lhes lugar para sentar, para que sejam atendidos em eventuais necessidades e para cessar qualquer ação inoportuna que perturbe a celebração da Santa Missa.
Acolhe, em nome da Igreja, os noivos que irão contrair matrimônio na Paróquia, conscientiza-os sobre a importância do caráter religioso / sacramental da cerimônia; informa-lhes as normas paroquiais e os auxilia na preparação ritual do seu casamento. No dia da celebração matrimonial, acolhe e orienta os pais, padrinhos e demais convidados dos noivos e também auxilia o padre ou o diácono. O grupo se reúne na 1ª terça-feira do mês, às 18:30h.
Visa registrar os momentos importantes que acontecem na Paróquia e utilizar as mídias digitais como forma de evangelização. Produz o jornal paroquial “Presença Viva”, com conteúdo espiritual, formativo, de reflexão e de divulgação de eventos realizados pelos grupos paroquiais. Transmite ao vivo os eventos e Missas diárias pelo Facebook e Youtube. É também responsável pelo site paroquial e manutenção dos arquivos fotográficos da Paróquia.
Animam as Santas Missas e os outros eventos litúrgicos e extra-litúrgicos da comunidade, a fim de levar os fiéis a bem celebrar a sua fé. Atuam em acordo e comunhão com a Pastoral Litúrgica.
É responsável pela dinamização do espaço sagrado, quando a liturgia recomendar: colocação de banners e cartazes, ornamentos com flores e tecidos, mural, luzes etc. Sempre prezando, através do visual, por uma visualização planejada, harmoniosa e evangelizadora. O grupo se reúne mensalmente para planejamento de suas atividades e também para momentos de oração e cultivo espiritual.
Organiza e integra as ações sociais da Paróquia através do Centro Social Dom Bosco, brechó e vicentinos. É responsável pelo controle dos alimentos doados, e através do Brechó, direciona as doações de roupas, utensílios e móveis. Assegura às famílias necessitadas o recebimento de alimentos emergenciais, informações de políticas públicas, de inclusão social e, por fim, de uma boa acolhida que os inclua na comunidade de fé a que pertencem. Promove também campanhas especiais de arrecadação e distribuição de ovos de Páscoa e de presentes de Natal. É formada de alguns missionários que visitam mensalmente as famílias carentes levando alimentos, acolhida e apoio espiritual. A Pastoral realiza uma reunião mensal na 3ª quarta-feira do mês, às 20h e outras periódicas com a Equipe do Conselho da Pastoral da Partilha. Sua missão é promover a vida e a dignidade humana.
Leva conforto espiritual aos enfermos e suas famílias por meio de visitas (na casa e nos hospitais), orações e organização da missa dos enfermos. Organiza atividades e encontros de formação e informação referentes à prevenção de doenças e cuidados com a saúde.
Fomenta a boa convivência de pessoas da terceira idade com a própria família e com a comunidade em geral, de forma que se sintam integrados, valorizados e colaboradores através da própria experiência e sabedoria de vida que foram adquirindo no decorrer de sua história. Podem contribuir muito com a sociedade, a Igreja e a família, favorecendo o crescimento de todos. Os participantes organizam também atividades de ginástica, passeios e outros eventos comuns. O grupo faz encontros mensais.
Desperta a comunidade para a importância da partilha por meio do dízimo, como gesto de gratidão a Deus e a oferta à Igreja para o seu sustento, para construções, reformas e desenvolvimento da sua ação pastoral, missionária e social junto às comunidades mais pobres. Seu trabalho se desenvolve através dos plantões realizados durante as Missas aos sábados e domingos e de reuniões da pastoral.
Objetiva, por meio de atividades esportivas, recreativas, e assistenciais evangelizar, agregar e integrar pessoas e famílias na vida da comunidade. Organiza também reuniões para tratar de assuntos de organização interna e encontros de formação e espiritualidade.
Desperta para a importância da comunhão, da unidade e da harmonia na vida em família. Organiza encontros durante o ano e dá suporte ao Encontro de Noivos e de casais com uniões irregulares que se preparam para contrair o matrimônio. Busca também a integração dos movimentos e serviços paroquiais que trabalham com a família. Deve ter representação em todas as pastorais, visto que dificilmente conseguirá alcançar seus objetivos sem a participação e a colaboração de toda comunidade.