

Em 2005, quando o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica foi apresentado em Viena, na conferência de imprensa, uma mulher levantou-se e disse que este livro não era útil para os jovens; que era necessário um Catecismo que chegasse aos jovens de hoje! Ela estava certa. Mas quem escreveria um Catecismo assim? Acima de tudo, não poderia ser feito sem o envolvimento dos jovens. Um grupo de escritores a convite do Arcebispo de Viena, Cardeal Christoph Schönborn, chegou à conclusão de que devia criar um texto baseado no Catecismo da Igreja Católica. Passaram então, a discutir o texto com o total de 50 jovens. Deste modo, o YOUCAT surgiu baseado numa prática diária da fé dos jovens. É isso que o torna tão valioso.
Seguindo a mesma proposta do Catecismo da Igreja Católica (1992), e possuindo, contudo, linguagem e projeto gráfico apropriados, o YOUCAT (2011) é um catecismo pensado fundamentalmente para os jovens com semelhante estrutura dialógica à do Compêndio do Catecismo da Igreja Católica (2005). É considerado pelos teólogos e jovens iniciadores um importante instrumento para a formação e evangelização dos nossos jovens nesse “continente digital”. Não se trata apenas de um livro qualquer, porque ele é “cativante e fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós” como bem nos disse o Papa. Uma vez que fomos cativados, somos impulsionados a caminhar ao encontro daqueles que ainda não encontraram o sentido de suas vidas: Jesus de Nazaré.
Conheça o nome e a logo
O nome YOUCAT é em primeiro lugar e sobretudo uma abreviatura de Catecismo dos Jovens (YOUth CATechism), mas há outras interpretações relativa-mente ao livro e à fé: tu (YOU) está diretamente endereçado. E CAT corresponde a Catecismo e a Católico. Confira mais algumas associações:
- YOUth CATechism: Catecismo dos Jovens;
- YOUr CATechism: O teu Catecismo;
- YOU CATholic: Você Católico;
- YOUth CATholicism: O catolicismo da Juventude.
Na logo, o elemento de design primário e fundamental é o Y, que é constituído por pequenas cruzes, criado num workshop dos jovens que participaram na elaboração do YOUCAT. Cada jovem pintou a sua cruz favorita numa grande tela. O resultado é uma colagem, que se tornou a base do design.
Para saber dicas do Papa Bento XVI para o estudo do Youcat, clique aqui.