

Como tudo começou. Em 2007, a missionária xaveriana Ir. Elena Loi, até então superiora da congregação religiosa no Brasil, cuja sede fica próxima à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, procurou o pároco, Pe Romão Antonio M. Martins, solicitando colaboração financeira para ajudar na manutenção de uma comunidade religiosa que seria fundada em União do Norte MT. Tratava-se de um distrito pertencente ao Município de Peixoto de Azevedo, no Norte do Estado do Mato Grosso, 100km antes do Estado do Pará e a 2.200km da cidade de Londrina. Pe Romão apresentou o pedido ao Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), que prontamente e por unanimidade aprovou a colaboração financeira mensal para sustento das irmãs.
Realidade social. Em União do Norte se encontra o maior assentamento de famílias de toda a América Latina, a maior parte formada por gente que procurou aquela região em busca de vida melhor através do garimpo do ouro, atividade que fracassou e deixou centenas de milhares de pessoas próximas da miséria. Foi quando o Governo Federal, através do INCRA, formou o assentamento numa faixa de cerca de 200km de terras. A região não tinha agência bancária, Correios, hospital, faculdade, asfalto, saneamento básico, entre outras instituições e recursos básicos necessários aos quais o povo pudesse ter acesso e viver dignamente. As distâncias são muito grandes e o transporte escolar é bastante precário. Um simples posto de saúde municipal atende toda população num raio de 200km. Há poucas alternativas de emprego. Os pequenos agricultores não têm suporte técnico de profissionais qualificados para a produção agrícola e pecuária. A Paróquia local possui 45 capelas num raio de 150k km, atendidas por um único padre. Uma realidade extremamente desafiadora do ponto de vista social, político, econômico e pastoral.
Expedição missionária. No fim de 2008, cogitou-se na Paróquia a possibilidade de um maior envolvimento com União do Norte. Para isso, foi feito um estudo que começou com uma visita missionária in loco pelo Pe Romão e um grupo de paroquianos: Diácono Wilson Liuti Costa, Cláudio Koyama, Pedro Tanaka e Nelson Izumi, que aconteceu no mês de fevereiro de 2009. Permaneceram 4 dias na região, conduzidos pelo Pe Renato Schaeser SJ, Pároco da Paróquia São José, que os levou para conhecer algumas das 45 comunidades atendidas. Constatada a realidade e os principais desafios locais, foram detectadas algumas prioridades que deveriam ser trabalhadas numa futura missão. No retorno a Londrina, a pequena equipe de missionários apresentou a situação a todos os paroquianos. Um vídeo e também fotografias deram ao povo um aperitivo do que consistia aquela região missionária. O desafio foi aceito e todos os esforços convergiram na preparação e no envio de missionários para União do Norte. Para isso, foram organizados encontros formativos ministrados pela Escola de Evangelização Santo André, além de cursos e reuniões preparatórios. O objetivo era levar na Missão não o que os missionários consideravam importante, mas ações e formação mais urgentes e necessárias àquela realidade pastoral.
Primeira viagem missionária. De 15 a 26 de julho de 2010, aconteceu a primeira missão da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora em terras longínquas. Participaram, além do Pe Romão, 45 leigos (adolescentes, jovens e adultos), dentre os quais 3 médicos. Os missionários foram divididos em 9 grupos que por 9 dias se hospedaram em residências das famílias locais e visitaram um total de 27 comunidades nas mais diversas distâncias. Durante o dia, visitavam as famílias, inclusive as não católicas, conversavam e rezavam com elas e ofereciam-lhes como presente um exemplar da Bíblia Sagrada. À noite, faziam reuniões de formação com lideranças comunitárias sobre: Sacramentos, Dízimo, Igreja e Bíblia. No total, foram distribuídas 1.900 Bíblias, uma edição impressa especialmente para a missão, adquirida graças à colaboração dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Os médicos consultaram gratuitamente a população, indo a muitos lugares onde médico algum nunca havia passado. Na sede da Paróquia São José, foram realizados, durante a semana, encontros especiais com crianças, jovens, casais e catequistas. No final, a missão teve um saldo muito positivo de reavivamento da fé e de fortalecimento pastoral, tanto para aquela comunidade quanto para a “Auxiliadora”.
Segunda viagem missionária. De 14 a 25 de julho de 2011, uma nova missão se repetiu na mesma localidade, desta vez com a participação de 42 missionários, novamente distribuídos nas distintas e longínquas comunidades. O processo de formação e preparação dos missionários foi semelhante à missão anterior. A ação missionária e evangelizadora continuou intensa, fervorosa e frutuosa, a ponto de ganhar proporções ainda mais amplas, conforme segue no parágrafo abaixo. Na parte pastoral e evangelizadora, consideramos encerrada a nossa ação missionária nesta região, de forma que cabe ao Pe Renato Shaeser, à comunidade das Irmãs Xaverianas e às lideranças locais continuarem a missão com bom, consistente e organizado trabalho pastoral, aproveitando as forças vivas que foram suscitadas com a Missão. Para 2012, a missão foi planejada para o Município de Nova Bandeirantes, região norte do Estado do Mato Grosso.
Terceira viagem missionária. O missionário Eduardo Fermino Carlos, doutor em agronomia, durante a segunda viagem missionária, participou de encontros organizados pela Prefeitura Municipal de Peixoto de Azevedo. Constatando o sofrimento e as dificuldades daquele povo que carecia de informações, Eduardo se tornou uma importantíssima ponte entre União do Norte e a Universidade Estadual de Londrina. Com o apoio daquela prefeitura, em julho de 2012 aconteceu uma terceira viagem missionária, desta vez com profissionais altamente qualificados do projeto INTEGRA da UEL (Universidade Estadual de Londrina) das áreas de agronomia, veterinária, zootecnia, biologia e geologia, que organizaram encontros, visitaram comunidades e implantaram áreas demonstrativas com animais domésticos, de limão Tahiti e hortas em algumas pequenas propriedades agrícolas daquela região. A verdadeira missão é aquela que se preocupa não somente com a alma, ou o espírito, mas com o ser humano em sua totalidade e em todas as suas necessidades.
Os missionários e a preparação. O grupo missionário foi composto por: adolescentes, jovens e adultos; solteiros e casados; estudantes, empresários, funcionários públicos, trabalhadores do comércio e da indústria, aposentados, advogados e outros profissionais liberais; pessoas de diferentes níveis sociais. Todos católicos comprometidos, que amam a pessoa de Jesus Cristo, a Bíblia Sagrada e a Igreja. Gente que ouviu o chamado do Pe Romão nas missas e aceitou o desafio de, por um curto prazo de tempo, deixar tudo e partir rumo a terras distantes para evangelizar e ser evangelizado. Gente que incorporou o espírito da missão e com naturalidade encarou situações diversas daquelas que estão acostumados em sua rotina, andou muito, levantou bem cedo e dormiu tarde, não mediu esforços nem sacrifícios para bem cumprir sua tarefa. Para essa gente, a missão começou meses antes: com a participação em encontros preparatórios e formativos, ministrados pela Escola de Evangelização Santo André, além de reuniões esporádicas necessárias à boa organização e á logística da missão. O custo financeiro da missão com fretamento do ônibus, impressos, bíblias, alimentação durante o trajeto e outras despesas foi pago com o Dízimo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
Conheça um pouco mais da missão assistindo ao vídeo abaixo: