

No dia 22 de julho o Pe Romão e mais 5 paroquianos foram à Prelazia de Borba, no Amazonas, para se encontrarem Dom Eloi Roggia, Bispo daquela região, e juntos estabelecerem um projeto missionário para 2014, em moldes semelhantes às missões já realizadas pela Paróquia em União do Norte MT (2010/11) e Nova Bandeirantes MT (2012).
O grupo foi muito bem acolhido pelo Bispo, numa casa da Prelazia em Manaus. Às 6h do dia 23 todos, na capital amazonense, embarcaram numa grande lancha rumo a Borba, onde ficaram três missionários, e Nova Aripuanã, para onde foram os outros três.
A viagem demorou respectivamente 6 e 9 horas e meia. Apesar da longa distância, tudo correu muito tranqüilo ao longo dos rios Negro, Amazonas e Madeira. As comunidades locais foram bastante receptivas com os missionários, revelando grande anseio por uma missão na qual possam ser reavivadas. Foi notável o desejo da grande maioria do povo em conhecer mais sobre a Igreja, os Sacramentos e sobretudo sobre a Palavra de Deus.
No dia 31 de julho todos retornaram a Londrina, trazendo na bagagem muita informação e boa experiência para, agora junto do COMIPA (Conselho Missionário Paroquial), delinearem os rumos da Missão que naquelas duas localidades deverá se realizar na primeira quinzena de julho de 2014.
É assim que desde 2010 nossa Paróquia, antecipadamente, ecoa as palavras proferidas pelo Papa Francisco na Missa de envio da Jornada Mundial da Juventude, na praia de Copacabana, no dia 28 de julho: “Jesus lhe chama a ser um discípulo em missão! Hoje, à luz da Palavra de Deus que acabamos de ouvir, o que nos diz o Senhor? Que nos diz o Senhor? Três palavras: Ide, sem medo, para servir”.
Quer ser missionário no Amazonas?
Em breve será estabelecido e divulgado um cronograma de cursos formativos para os missionários que se dispuserem a participar desta nobre obra evangelizadora do ano que vem. Ir para o Amazonas é algo bastante especial, sobretudo pelo grande contato com a natureza e com o povo. Entretanto, missão, longe de ser turismo ou mera aventura, é tarefa árdua. O missionário é aquele que leva a sério as formações pré-missão, e no desenvolver da mesma levanta bem cedo, dorme tarde, visita famílias sob o forte calor amazonense, se hospeda em casas de famílias desconhecidas, lidera encontros de partilha e formação, celebra e, sobretudo, ouve, acolhe, reza e testemunha o amor de Deus. Paroquianos que se dispuserem a essa tarefa devem entrar em contato até o dia 20 de agosto pelo e-mail corpacis@gmail.com. Informar nome, idade e de quais pastorais, movimentos e serviços paroquiais participa, e aguardar a resposta.
Para ver fotos da Pré-missão, acesse aqui.