

Lívia Bonfin, 24 anos, jornalista e nossa paroquiana, está entre os aproximadamente 80 jovens voluntários de Londrina que estarão trabalhando na JMJ. Ela conta ao Presença Viva a experiência de estar e ajudar neste importante evento católico:
Como decidiu ser voluntária da JMJ?
Lembro-me que foi quando estava escutando o Papa Bento XVI em seu pronunciamento na Jornada Mundial da Juventude, em 2011, em Madri. Ele anunciou que a próxima Jornada seria no Brasil. O meu entusiasmo foi tanto que a única certeza que tive, desde o início, foi a que de alguma maneira estaria presente neste evento tão sonhado por Deus na história do Brasil e para os seus milhões de jovens! Em janeiro de 2012, fiquei sabendo das inscrições para o voluntariado, me inscrevi e fui selecionada logo no início. E desde então, venho sonhando com este momento. E o mais importante, sonho com a certeza de que Deus está comigo, em cada momento que passei até este dia chegar e em todas as coisas que se realizarão na Jornada Mundial da Juventude Rio 2013!
Existe alguma regra para ser voluntário da JMJ?
Na verdade, o que eles deixam explícito é ter no mínimo 18 anos na data da Jornada. Conheço jovens que foram selecionados e outros não, porém não sei exatamente o porquê. O que sei, é que há três tipos de voluntariados: os diocesanos (que residem no Rio de Janeiro), os nacionais e os internacionais.
Quais são suas expectativas?
É uma mistura de ansiedade, alegria e muita adrenalina, principalmente pelas surpresas que vêm por aí e também pelo desconhecido. Chegar a um lugar sem conhecer ninguém e também onde muitos voluntários estarão na mesma situação, com certeza, será uma experiência inigualável!
Como está a organização na Arquidiocese?
Aqui de Londrina somos cerca de 80 voluntários, e a maioria montou uma comunidade em uma rede social para nos conhecermos melhor e partilhar desta ansiedade. Hoje, dia 07/07, será nossa missa de envio, na Paróquia São Lourenço, celebrada pelo Padre Marcelo Gomes. Estamos muito ansiosos por este primeiro encontro oficial para nos conhecermos antes da Jornada. Os voluntários precisam estar no Rio de Janeiro a partir do dia 15 de julho para um treinamento pré-jornada. Começaremos a receber nossas equipes de atuação a partir da segunda quinzena de julho. Ficarei com a equipe da comunicação.
Sabe o que fará exatamente?
Ainda não sei, mas uma coisa é certa: estarei pronta para servir a Deus onde Ele desejar, afinal, como diz a música do Padre Jonas: “o barco já está em alto mar, não dá mais pra voltar”. Já disse o meu SIM para Jesus e Ele conta com a minha presença! E para completar a música com os meus sentimentos, digo: “O mar é Deus e o barco sou eu. E o vento forte, que me leva pra frente é o amor de Deus!”.
Qual a mensagem que deixa aos jovens?
Aos jovens que estão na expectativa da Jornada, só tenho uma coisa a dizer: Venham para o Rio! Cristo, o Papa Francisco, eu e mais milhares de voluntários os esperamos de braços abertos. “Vão e façam, entre as nações, um povo novo, em unidade, para mim seus corações!” Até breve, jovens de espírito e de coração!
Para saber mais sobre a JMJ, acesse aqui.