

Como tudo começou. Em julho de 2011, o Frei Gastone Pozzobon e a Sra. Silvana Tomazeli, da Paróquia São Pedro de Nova Bandeirantes MT, procuraram o Pe Romão na Paróquia São José, quando ainda acontecia a segunda missão em União do Norte MT, a fim de conhecer o trabalho missionário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, visando estabelecer uma futura aliança missionária. Em novembro do mesmo ano, um grupo missionário, formado pelo Pe Romão Martins e pelos paroquianos Roberto e Aparecida Shimoda, Alexandre França, Pedro Tanaka e Ir. Teresita Garcia, dirigiu-se a Nova Bandeirantes para conhecer in loco aquela realidade, conversar com lideranças e estabelecer o conteúdo e o cronograma de uma futura missão, que se realizaria de 11 a 24 de julho de 2012.
Realidade social. Nova Bandeirantes é um Município que em 2012 tinha 25 anos de fundação, localizado ao centro-norte do Estado do Mato Grosso, a quase 2.500km de Londrina PR, e 100km antes dos Estados do Amazonas e do Pará. A cidade influente mais próxima é Alta Floresta, da qual tem pouco mais de 200km de distância, dentre os quais 180km são de chão batido. A Paróquia São Pedro está a 500km da sede da Diocese, que é em Sinop, e possui um raio de abrangência de 300km que engloba mais de 50 comunidades. É atendida por um único padre: Frei Gastone Pozzobon, ardoroso e dedicado missionário italiano, de 70 anos. Em geral, não possui uma realidade miserável. O povo consegue razoável sobrevivência com o próprio trabalho, na grande maioria com agricultura e pecuária. Os grandes desafios são as distâncias muito grandes por estradas sem asfalto, acesso a cursos superiores, saúde pública precária e falta de indústria. O comércio e a prestação de serviços são bastante básicos. Pastoralmente falando, o desafio é grande: um único padre para mais de 50 comunidades. É urgente a formação continua de lideranças na sede paroquial, mas, sobretudo, em comunidades mais distantes, que possam ajudar na caminhada e na animação pastoral mesmo com a ausência do pároco.
Viagem missionária. Do dia 11 a 24 de julho de 2012, realizou-se a missão em Nova Bandeirantes MT, com a participação de 45 paroquianos missionários (adolescentes, jovens e adultos) mais o Pe Romão. Os missionários foram divididos em 13 grupos que, por 10 dias, se hospedaram nas residências das famílias locais e visitaram um total de 30 comunidades mais a sede paroquial, nas mais diversas distâncias. Durante o dia, visitavam as famílias, inclusive as não católicas, conversavam e rezavam com elas e ofereciam-lhes como presente um exemplar da Bíblia Sagrada. À noite, faziam reuniões de formação com lideranças comunitárias, sobre: Sacramentos, Dízimo, Igreja e Bíblia. No total, visitaram mais de 2 mil famílias e entregaram 2.100 Bíblias, uma edição impressa especialmente para a missão, adquirida graças à colaboração dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Na sede da Paróquia São Pedro, foram realizados, durante a semana, encontros especiais com crianças, jovens e casais. No final, a missão teve um saldo muito positivo de reavivamento da fé e de fortalecimento pastoral, tanto para aquela comunidade quanto para a “Auxiliadora”.
Os missionários e a preparação. O grupo missionário foi composto por: adolescentes, jovens e adultos; solteiros e casados; estudantes, empresários, funcionários públicos, trabalhadores do comércio e da indústria, aposentados, advogados e outros profissionais liberais; pessoas de diferentes níveis sociais. Todos católicos comprometidos, que amam a pessoa de Jesus Cristo, a Bíblia Sagrada e a Igreja. Gente que ouviu o chamado do Pe Romão nas missas e aceitou o desafio de, por um curto prazo de tempo, deixar tudo e partir rumo a terras distantes para evangelizar e ser evangelizado. Gente que incorporou o espírito da missão e com naturalidade encarou situações diversas daquelas que estão acostumados em sua rotina, andou muito, levantou bem cedo e dormiu tarde, não mediu esforços nem sacrifícios para bem cumprir sua tarefa. Para essa gente, a missão começou meses antes: com a participação em encontros preparatórios e formativos, ministrados pela Escola de Evangelização Santo André, além de reuniões esporádicas necessárias à boa organização e á logística da missão. O custo financeiro da missão com fretamento do ônibus, impressos, bíblias, alimentação durante o trajeto e outras despesas foi pago com o Dízimo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.
Conheça um pouco mais da missão assistindo ao vídeo abaixo: