

No dia 26 de fevereiro o Pe Romão Martins, acompanhado dos paroquianos Pedro Tanaka, Sérgio Parra e também do Pe Manuel Joaquim, da Paróquia Santana, de Londrina, chegaram a União do Norte MT para uma missão bem especial: conhecer e inaugurar a Capela Nossa Senhora Auxiliadora, localizada na Comunidade Vida Nova 1, localizada há 100km de União do Norte, construída com o Dízimo da nossa Paróquia. Foi uma ocasião muito especial para rever o povo querido daquela região, gente que marcou a vida e o coração dos missionários que lá estiveram em 2010 e 2011.
Chegaram às 18h50 em União do Norte. Dez minutos antes da celebração da Santa Missa com a comunidade, reunida especialmente para acolhê-los com muito carinho. Segundo o Pe. Romão, “foi um momento feliz de reencontro, e não foram poucas as pessoas que perguntavam pelos missionários, lembrando-os pelos nomes. A alegria, a bondade e a simplicidade daquele povo continua falando muito de Deus e novamente nos fez sentir em casa. As crianças de outrora são hoje adolescentes. Cresceram mas continuam simpáticos, dóceis e amáveis”. Após a Santa Missa todos foram convidados pelo Pe Renato para participarem de um jantar de confraternização no salão paroquial.
Às 6h do dia 27, guiados pelo Pe Renato, os visitantes partiram rumo à Capela Nossa Senhora Auxiliadora, na Comunidade Vida Nova 1. Foram três horas e meia para percorrer um trecho de 100k em estrada de chão batido, com boa parte bastante destruída por causa das últimas chuvas. Chegando lá visitaram a escola com duas turmas de alunos do 1º ao 9º ano. Em seguida se dirigiram à nova Capela, onde foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Pe Renato. Os missionários Pedro e Sérgio, que lá estiveram nas missões de 2010 e 2011, se apresentaram ao povo e falaram da emoção de novamente estar naquele lugar, dentro do tão sonhado espaço sagrado no qual o povo poderá dignamente cultuar nosso Deus e cultivar a sua fé. Pe Romão agradeceu à comunidade pela cordial acolhida e, em nome de todos os fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, falou da alegria em poder compartilhar e ajudar uma comunidade distante; confirmou que a comunidade londrinense apóia e vibra com esse projeto missionário. Ainda no início da celebração, Pedro e Sérgio entraram pelo corredor central do templo com uma linda Imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com a qual a comunidade foi presenteada.
Aquela capela é o único espaço público edificado em toda região, onde o povo poderá se reunir também para encontros, cursos de formação e outras necessidades que visem o bem comum da comunidade. Foi notável a alegria das pessoas, tanto pela conquista do seu templo, quanto por aquele momento de celebração e reencontro. Após a missa os missionários saborearam um delicioso almoço na casa do professor Gilmar, líder da comunidade. Em seguida retornaram para União do Norte, onde chegaram no começo da noite, e no dia seguinte retornaram a Londrina.
E assim a nossa Paróquia escreve mais um capítulo em sua história missionária, marcada pela solidariedade e pelo comprometimento de uma fé que se abre e se expande para horizontes cada vez mais longínquos. De antemão estamos ecoando o desejo do Papa Francisco, de sermos uma Igreja não centrada em si mesma, mas voltada para os pobres. É esse o melhor culto que poderíamos render a Deus. É neste caminho que devemos persistir e aprofundar.
Veja fotos da imagem da Nossa Senhora Auxiliadora clicando aqui.