

1) …estudai no silêncio do vosso quarto… – Ler uma pergunta por dia antes de dormir; estudar por tema de interesse ou em ordem; buscar no Catecismo da Igreja mais informações quando tiver dúvidas; ter um caderno de anotações do estudo.
2) …lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar… – Combinar de ler juntos as perguntas que tratam de namoro, casamento, sexualidade; na preparação para o noivado ou casamento ler sobre família, filhos, responsabilidades; fazer um estudo completo, combinando um dia e tempo determinado para estudar juntos;
3) …formai grupos de estudo… – Ler um trecho no início do encontro do grupo jovem, grupo de oração, movimento ou pastoral; fazer palestras sobre temas específicos, baseando-se no YouCat; estudos sobre temas, com pesquisas feitas em casa pelos membros, com base no YouCat; utilização na Crisma, seja como base para encontros, como estudo parcial no início do encontro.
4) …partilhai-o entre vós na internet… – Lançar diariamente no seu twitter, facebook ou blog um pequeno trecho do YouCat; divulgar partes nas redes sociais do grupo de jovem, grupo de oração, movimento ou pastoral; criar um fórum, grupo de e-mail, blog ou outra ferramenta de estudo do YouCat; gravar vídeos e postar no youtube com partes do YouCat.
5) …estudai o catecismo com paixão e perseverança! – A paixão mais fundamental é o amor provocado pela atração do bem. O amor causa o desejo do bem ausente e a esperança de consegui-lo. Este movimento se completa no prazer e na alegria do bem possuído (CIC 1765). Importante que o YOUCAT seja estudado com paixão, com amor, no desejo de conhecer para trilhar o caminho do bem. Que este caminho seja feito com alegria e prazer, jamais como um peso.
6) …estudai o catecismo com paixão e perseverança! – “Aquele, porém, que se debruça sobre a Lei perfeita, que é a da liberdade e nela persevera, não como um ouvinte distraído, mas praticando o que ela ordena, esse há de ser feliz naquilo que faz” (Tg 1, 25). O estudo requer um debruçar-se sobre o YOUCAT e outras fontes, sem desistir, com coragem, força, dedicação, este há de ser feliz.
7) Para isso, sacrificai tempo! [“É verdadeiro sacrifício toda ação feita para se unir a Deus em santa comunhão e poder ser feliz” Santo Agostinho. O estudo e dedicação para aprender os ensinamentos do YOUCAT, através dos conhecimentos adquiridos e da prática dos mesmos, traz a comunhão com Deus e gera a verdadeira felicidade. Se necessário, que hajam sacrifícios, necessários para que o estudo possa acontecer.
8) Para isso, sacrificai tempo! – “Lembra-te de teu Criador nos dias de tua mocidade (…) antes que o pó volte à terra donde veio, e o sopro volte a Deus, que o concedeu” (Ecl 12, 1.7). Cada vez mais diz-se não ter tempo para nada. Faz-se necessário a organização pessoal, separando o tempo para conhecer melhor a doutrina da Igreja. Isto deve ser feito também quando jovem, antes que ao pó voltemos.
9) Precisais da ajuda Divina… – “Naquela noite Deus apareceu a Salomão e lhe falou: “Faze teu pedido e Eu te darei”, (…) E Salomão respondeu a Deus: “… concede-me sabedoria e conhecimento” (2Cr 1, 8.10). O estudo do YOUCAT, mesmo que utilizando-se de todas capacidades pessoais, não obterá os frutos satisfatórios. Importante pois, sempre antes de iniciar o estudo, pedir a Deus, como Salomão, a sabedoria e o conhecimento para compreender.
10) … ele exige de vós uma vida nova… – “Eis que faço novas todas as coisas, vocês não percebem?” (Is 43, 19). O estudo do YOUCAT exige de cada um que o lê, uma mudança de vida, pois quem conhece a verdade, não pode afastar-se dela. E esta vida nova vai surgindo no caminho, no estudo atento, dedicado, com sacrifícios. Deus exige e faz nova também nossa vida.
Para saber mais sobre o Youcat, cliquei aqui.