

Neste mês de setembro a Igreja Católica comemora o mês da Bíblia, por celebrarmos dia 30 o “Dia de São Jerônimo”, tradutor da Bíblia do grego e do hebraico para o latim, língua popular na época. Sabemos que, desde sempre, o ser humano questionou o ser e o estar no mundo, e na Bíblia encontramos as repostas para estas dúvidas.
A Bíblia é o livro mais lido de todo o mundo, pois é traduzida em quase todos os idiomas, está presente em muitos lares, transformando a vida de muitas famílias. Adilson Segretti, paroquiano da “Auxiliadora”, fala da importância da Palavra de Deus em sua casa: “trazemos a Bíblia todos os domingos na missa. Depois de estudarmos a Palavra, no Grupo de Reflexão, ela tornou-se ainda mais presente e importante para nós”, afirma.
A Palavra de Deus é divina e humana. Divina porque apresenta o Plano de Deus e Ele é o autor. Humana porque foi revelada na história humana, carregada de simbolismo, história e culturas. Nela encontramos 73 livros com uma riqueza de gêneros textuais: narrativas, cartas, crônicas, canções, evangelhos, apocalipse. Contudo, não basta saber da relevância da Bíblia, pois hoje o mundo apresenta caminhos largos que nos afastam na vontade do Pai, sendo necessário buscarmos como alimento diário a Palavra de Deus.
Adilson Segretti ressalta também a importância de um pai de família apresentar a Bíblia para seus filhos: “Conseguir trazer as crianças para a Igreja e mostrar a Bíblia numa linguagem simples para elas é fundamental, pois assim podemos fazer com elas tornem-se pessoas melhores”, salienta o pai. O paroquiano elogiou a maneira como nosso Pároco, Padre Romão Martins trabalha com a Bíblia em nossa igreja, alegando ser uma maneira direta e simples, o que facilita o entendimento das crianças e de toda a comunidade.
A Bíblia é muito importante e deve ser mais que um objeto de decoração em nossas estantes. Devemos usá-la, ou seja, lê-la, interpretá-la, grifá-la, enfim, saboreá-la, pois, a partir dela, podemos nos tornar melhores como seres humanos e como cristãos.
Curiosidade
Bíblia” vem do grego e significa livros. O verdadeiro autor da Bíblia é o próprio Deus, que inspirou os homens através dos tempos. A Bíblia inteira foi escrita num período que abrange mais de 1600 anos, sendo obra de cerca de 40 autores, das mais variadas profissões e classes sociais: de humildes agricultores e pescadores até renomados reis. O Antigo Testamento é composto por 46 livros e o Novo Testamento por 27 livros.