

No fim da década de 90, a Arquidiocese de Londrina articulou um projeto missionário interno, no qual as Paróquias em melhores condições financeiras e pastorais apadrinhavam outras menos favorecidas.
Naquela ocasião, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora assumiu a comunidade do Bairro João Turquino, na periferia da cidade. Era um local ocupado por famílias sem casas e bastante marcado pela violência. A Paróquia se envolveu de forma efetiva no trabalho missionário, com boa participação de líderes que desenvolviam ações evangelizadoras e sociais.
Se por um lado os desafios eram grandes, por outro foi gratificante ver a comunidade progressivamente ser resgatada em sua dignidade. A ação pastoral da Igreja foi fundamental para que a paz, aos poucos, fosse reinando na região. Além do trabalho de campo junto ao povo, a Paróquia:
- construiu casas para algumas famílias que residiam em precários barracos;
- construiu o templo e salas de catequese da Capela Santa Helena.
- de 2001 a 29/10/2012 manteve na região o diácono permanente José Adolfo Pierolli, que lá exerceu seu ministério e assistiu pastoral e espiritualmente a comunidade. Período no qual as principais pastorais da comunidade foram devidamente criadas e estruturadas.
- mantém parcialmente uma comunidade de irmãs missionárias claretianas que lá residem e auxiliam em projetos evangelizadores e sociais.
Em 2012 a Paróquia Nossa Senhora dos Migrantes, da cidade de Cambé PR, à qual pertence o Bairro João Turquino, designou o seu vigário paroquial, Pe Dirceu Fumagali, para atender àquela região pastoral. Com isso, foi encerrado o acordo missionário da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora com aquela comunidade. Por hora, permanece a colaboração mensal da Paróquia para a manutenção das irmãs claretianas. Foi uma parceria frutuosa para ambas as comunidades, que saíram muito fortalecidas.
Conheça um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos no Bairro João Turquino assistindo ao vídeo abaixo: