

Um vilarejo que precariamente foi surgindo ao lado do Bairro João Turquino. O poder público municipal de Londrina despejava num amplo terreno da Cohab, localizado no município de Cambé (divisa com Londrina), as famílias sem casa que chegavam à cidade.
O trabalho missionário e social da Paróquia foi aos poucos migrando para este local e se intensificou a partir de 2007, sempre com o apoio e a ampla adesão dos fiéis paroquianos, que não se limitam a colaborar financeiramente, mas se envolvem efetiva e pessoalmente na realidade, na vida e nos barracos dos irmãos mais pobres.
As ações sociais da Paróquia junto ao “Campos Verdes” são gerenciadas pela Pastoral da Partilha e sustentadas pela Pastoral do Dízimo e por campanhas excepcionais. Confira as principais ações e conquistas que se tornaram realidade desde o ano 2007:
- visitas periódicas de duplas missionárias da Pastoral da Partilha às famílias cadastradas;
- entrega de cestas básicas e de outros suprimentos de necessidade urgente;
- construção de casas às famílias que residiam em frágeis barracos. No total, do ano 2000 a 2012, a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, com o dízimo arrecadado, construiu 48 casas às famílias carentes. Destas, metade estão localizadas no “Campos Verdes”;
- campanhas e mutirões especiais de visita e assistência ao povo por ocasião da Páscoa e do Natal;
- construção de uma ampla residência para morada de uma comunidade religiosa, iniciada em novembro de 2011 e concluída em abril de 2012;
- manutenção das irmãs salesianas de São Francisco de Sales que, desde abril de 2012, lá constituíram uma comunidade religiosa para ajudar na organização pastoral e dar suporte espiritual ao povo, bem como assessorar as ações da Pastoral da Partilha;
- construção do Centro Social Dom Bosco, num terreno cedido em comodato pela Prefeitura de Cambé, para desenvolvimento de atividades formativas, educacionais e religiosas à população local. Será oferecido também atendimento médico gratuito, através da adesão voluntária de profissionais participantes da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. O Centro Social foi inaugurado no dia 20 de outubro de 2012 e as atividades no local entraram em pleno funcionamento no ano de 2013.
Em meados de 2012, o “Campos Verdes” foi, felizmente, contemplado com o Projeto “Minha Casa Minha Vida”, através do qual todas as famílias que residem em barracos passaram a ter uma moradia digna. O bairro também recebeu galerias de esgoto fluvial, doméstico e asfaltamento. A ação social e missionária da Paróquia naquela região tem crescido e se fortalecido cada vez mais, a fim de resgatar a dignidade do povo e de fortalecê-lo na doutrina e na vivência da fé.
Conheça um pouco mais dos trabalhos desenvolvidos no Bairro Campos Verdes assistindo ao vídeo abaixo: