

Nosso país se alegra com a chegada da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que acontece de 23 a 28 de julho. Sabemos que os jovens têm um papel fundamental na sociedade, pois possuem garra, força e vontade de viver. Devemos com isso, aproveitar todo esse dinamismo e usá-lo a favor da vivência e formação dos valores cristãos. Assim, o foco principal da JMJ é levar a mensagem de Cristo a todos os jovens e mostrar o quanto seus ensinamentos são atuais e como podem ser o rosto do Ressuscitado. Prova disso foram as belas e sábias palavras do Papa Francisco aos jovens, no último Domingo de Ramos, na Praça São Pedro, “Vocês trazem a alegria da fé e nos dizem que devemos vivê-la sempre com um coração jovem, mesmo aos 70, 80 anos! Com Cristo o coração nunca envelhece! (…) Olho com alegria para o mês de julho, no Rio de Janeiro.” Disse o Santo Padre.
Amanda Crispim, londrinense, mas que hoje reside em Belo Horizonte, fala com muito entusiasmo e expectativa sobre a JMJ: “Vou só no final de semana, na vigília com o Papa! Estou super ansiosa, acredito que será um momento muito especial, não só na minha vida, mas para todos os jovens que lá estarão! Será um momento especial para o nosso país, de renovação da fé e de conversão!”, destaca a jovem.
Jovens de diversos países estarão em solo brasileiro unidos pela fé, com o propósito de abrirem seus corações, realizarem partilhas, testemunhos e serem catequizados pelo Papa Francisco. Em tempos de grandes protestos, nossos jovens podem mostrar que Cristo é o grande exemplo a ser seguido e que, podemos sim, ter um mundo mais justo e digno se seguirmos os seus mandamentos.
A JMJ será cheia de atrações, como adorações, missas, catequeses e shows. Acontecerão também os Itinerários de Fé, em que os participantes, guiados por jovens da UNIRIO, conhecerão 34 igrejas históricas do Rio de Janeiro e de Niterói.
Que nossos jovens sigam o lema desta jornada, intitulado por nosso Papa Emérito, Bento XVI, “Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 28, 19), que todos se abram para as bênçãos que serão derramadas e levem a mensagem da boa nova a todos que precisarem.
Surgimento da JMJ
No ano de 1984 João Paulo II celebrava na Praça São Pedro o Encontro Internacional da Juventude, e foi neste evento que o Papa entregou aos jovens a Cruz que se tornou um dos grandes símbolos da JMJ. Em 1985 este evento foi oficialmente denominado como JMJ – Jornada Mundial da Juventude.
Países que sediaram a JMJ
A primeira JMJ foi diocesana, em Roma, no ano de 1986. Seguiram-se os encontros mundiais:
1987 – Buenos Aires, Argentina: 1 milhão de jovens
1989 – Santiago de Compostela, Espanha: 600 mil jovens
1991 – Czestochowa, Polônia: 1,5 milhão de jovens
1993 – Denver, Estados Unidos: 500 mil jovens
1995 – Manila, Filipinas: 4 milhões de jovens
1997 – Paris, França: 1 milhão de jovens
2000 – Roma, Itália: 2 milhões de jovens
2001 – Toronto, Canadá: 800 mil jovens
2005 – Colônia, Alemanha: 1 milhão de jovens
2008 – Sidney, Austrália: 500 mil jovens
2011 – Madri, Espanha: 2 milhões de jovens.
Para saber mais sobre a JMJ acesse: Site e Página do Facebok oficiais.
Paroquiana será voluntária na JMJ, clique aqui para saber mais.