

Levar a Bíblia consigo na Santa Missa dominical se tornou um hábito saudável para muita gente da nossa Paróquia. Nos últimos anos, o Pe Romão Martins tem incentivado essa prática, pois dessa forma a Palavra de Deus se torna mais conhecida, amada e valorizada, fazendo parte do cotidiano das pessoas. Não está determinado no protocolo litúrgico levar a Bíblia nas Missas, o qual preza pela “proclamação” da Palavra e não pela “leitura”. Entretanto, na prática, também ler e não só ouvir tem sido uma experiência bastante produtiva. A significativa diferença que faz na vida das pessoas e os palpáveis benefícios espirituais e pastorais que levam a um maior comprometimento com a Palavra, justificam a iniciativa.
Confira a seguir alguns testemunhos e adquira também o hábito de levar a Palavra de Deus na Missa.
“Minha esposa e eu adquirimos o hábito de acompanhar as leituras na Bíblia ao mesmo tempo em que ouvimos os leitores e o celebrante. Nosso filho e nossa filha seguiram nosso exemplo e quiseram uma Bíblia cada um. Assim vamos em família à Missa com três Bíblias em mãos. A Bíblia é um sinal visível do cristão e a Missa começa em casa, quando nos lembramos de levá-la para ler na igreja”.
(Dailton Martins)
“Inicialmente passamos (eu e meu noivo) a levar a Bíblia na Missa para atender um pedido do padre. Hoje em dia ela nos ajuda a acompanhar e entender melhor as leituras, sem dispersar a atenção. Quando não estamos com a Bíblia sentimos muita diferença. E também nos familiarizamos mais com os livros, capítulos e versículos”.
(Vanessa Tavanti)
“Levando a Bíblia conheço melhor a Sagrada Escritura, fico mais treinada em encontrar os textos pedidos para cada domingo e aguça a curiosidade em continuar lendo outros versículos e capítulos. Com os olhos fixos nas leituras guardo melhor o seu conteúdo e, durante a homilia, entendo mais facilmente a Palavra de Deus e a mensagem para minha vida. E ainda, levando a Bíblia à Missa, sei que dou um bom exemplo de amor à Palavra de Deus e à minha família”.
(Josefa Aparecida Dias)
“Levo a Bíblia à missa para acompanhar as leituras e aprender melhor os ensinamentos de Deus”.
(Caroline Loni Heringer)
“Na minha casa, antes de sair para a Missa, leio as leituras e o Evangelho, de maneira que na hora da liturgia da Palavra fica mais fácil a compreensão. Com a Bíblia na mão sinto que interajo melhor com a celebração”.
(Rosana Cezar Souza)
“Sinto-me mais próxima de Deus ao levar a Bíblia nas missas, pois cria intimidade com o texto proclamado. Sinto-me até ‘mais conhecedora’ da Palavra e me ajuda a aprofundá-la mais. Não sei explicar, mas algo muito profundo acontece em meu coração, uma sensação de segurança, de sede da Palavra de Deus e, ao mesmo tempo, de uma saciedade muito grande, como se no domingo eu obtivesse as respostas da semana que passou e a força para a semana que está por vir. O contato físico com a Bíblia nas missas faz com que incorporemos melhor as leituras e o Evangelho e gravemos as principais passagens. Quando por alguma razão eu não levo a Bíblia na missa, sinto falta, como se a minha presença ali não estivesse completa”.
(Carolina Secco Bianquini)
“Com a Bíblia nas mãos acompanho melhor e presto mais atenção. Ajuda-me a não dispersar com outras coisas. O mais importante é que me proporciona afinidade com a Palavra de Deus, levando isso para o meu dia a dia”.
(Thaís Coelho)
“Levar a Bíblia à missa me ajuda na comunicação com Deus e a entender melhor o que Ele quer me dizer”.
(Mariana Chaves)
“O uso da Bíblia durante a missa é fundamental para o melhor entendimento da Palavra, além de desenvolver uma maior intimidade com a Sagrada Escritura”.
(Renato Almeida)